sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Meteoro cai na Russia provoca 

explosão centenas de feridos


Moscou (CNN) - Um meteoro estrias através dos céus região da Rússia Urais sexta de manhã, antes de explodir com um flash e boom que quebrou vidros em edifícios e deixou centenas de pessoas feridas.
O número de feridos continua a aumentar à medida que novos relatórios vêm de em uma ampla área.
A partir do meio-dia de Moscou, como muitos como 725 pessoas haviam procurado ajuda médica, de acordo com a estatal agência de notícias RIA Novosti.
Vice-ministro da Saúde, Igor disse Kagramanyan 571 pessoas haviam procurado ajuda médica, com 34 deles hospitalizados, de acordo com a agência de notícias estatal Itar-Tass.
 Explosão de meteoros capturado em vídeo Meteor sonic boom choques Rússia O que é um boom sônico meteoro?
A grande maioria dos ferimentos não são considerados graves.
Cerca de 270 edifícios sofreram danos - principalmente vidro quebrado - como resultado das ondas de choque causadas pela explosão, disse Vladimir Stepanov, do Centro Nacional de Situações de Emergência do Ministério do Interior russo.
Hospitais, creches e escolas estão entre os afetados, disse ele.
Cerca de 20.000 trabalhadores de emergência foram mobilizados, RIA Novosti.
Imagens de vídeo amador mostrou uma faixa branca brilhante se movendo rapidamente no céu, antes de explodir com um flash ainda mais brilhante e um estrondo ensurdecedor.
A explosão ocorreu cerca de 09:20 hora local, como muitas pessoas estavam fora de casa.
A agência espacial nacional, Roscosmos, disse que os cientistas acreditavam um meteoróide tinha entrado na atmosfera, onde se desintegrou queimado e em fragmentos, de acordo com a RIA Novosti.
Os meteoritos resultantes são acreditados para ser espalhados em três regiões da Rússia, um deles Chelyabinsk, bem como Cazaquistão vizinho, a agência de notícias disse.
Um grande pedaço foi descoberto em um lago na região de Chelyabinsk, RIA Novosti citou o governador Chelyabinsk como dizendo.
Um porta-voz do Ministério de Emergência para a região de Chelyabinsk, disse à CNN que a última informação que tive foi a de que 524 pessoas foram feridas e 34 hospitalizados.
A Nasa estima 4.700 "potencialmente perigosos" asteróides
Para observadores do céu, os relatórios trazem à mente o famoso evento de Tunguska de 1908 na remota Sibéria, em que um asteróide entrou na atmosfera e explodiu, nivelando árvores em uma área de 820 quilômetros quadrados - cerca de dois terços do tamanho de Rhode Island.
Cerca de 80 milhões de árvores foram derrubadas, irradiando a partir do centro da explosão, mas nenhuma cratera foi deixada. 
Meteoro de sexta-feira Chelyabinsk vem no mesmo dia em que um asteróide bolada é devido ao cobrar Terra passado em uma faixa bastante estreita , em termos de espaço.
Um asteróide está vindo. Medo não, dizem cientistas
Conhecido como DA14 2012, o asteróide é pensado para ser de 45 metros de comprimento, cerca de metade do comprimento de um campo de futebol.
Mas os cientistas dizem que não virá mais perto do que 17.100 milhas da superfície do nosso planeta.
Suas fotos: chuva de meteoros meteoros Orionidas
"Não é possível impacto com a Terra", de acordo com Don Yeomans , gerente do Escritório do Programa Near-Earth Object de Propulsão a Jato da Nasa Laboratory.
Os da Europa Oriental, Ásia ou Austrália terá a melhor vista telescópio-aided, disseram cientistas. O asteróide não será visível a olho nu.
O porta-voz da Nasa Steve Cole, disse à CNN que os cientistas determinaram que o meteoro russo estava em uma trajetória muito diferente do asteróide.
"Eles são objetos completamente alheios - é uma estranha coincidência que estão acontecendo ao mesmo tempo", disse ele.
"Esse tipo de objeto não cair com bastante frequência, mas quando caem no mar ou no deserto, não há impacto sobre as pessoas -. Assim que este é incomum no sentido de que ele está vindo em uma área povoada"
Cole disse que não estava ciente se os cientistas tivessem previsto a entrada do meteoro na atmosfera.
Porque meteoróides são menores que asteróides ou cometas, eles são difíceis de detectar e muitas vezes há pouco aviso de que eles estão se dirigindo em direção à Terra, disse ele.
Colin Stuart, um astrônomo do Observatório Real de Londres, disse que o asteróide sobrevôo sexta-feira foi uma oportunidade para especialistas para obter um olhar extraordinariamente close-up e aprender mais.
"Os cientistas estão indo de disparar feixes de radar do asteróide, tentando ter uma idéia do que é feito de e como se desloca, de modo que, no futuro, se há algo que é um pouco mais de uma ameaça para nós, temos a melhor conhecimento do que estamos tratando, "Stuart disse.
O asteróide, que não está ligado ao meteoro russo, não é esperado para bater qualquer um dos satélites de comunicações que irá passar em sua trajetória, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário